terça-feira, 12 de março de 2013

dia não sei quantos 250: miragens


Sem novidade, subi e desci a ladeira, o grande edifício continuava a receber e a despejar gente, com a indiferença sólida e honesta do betão.  A coisa seguiu naturalmente o seu curso e depois pensei numa maneira de afugentar o tédio e de normalizar a circulação. Só então percebi que estava [outra vez?] dentro de Moby Dick, e quando cheguei a casa confirmei a sentença: sempre que sinto um sabor a fel na boca; sempre que a minha alma se transforma num Novembro brumoso e húmido; sempre que dou por mim a parar diante de agências funerárias e a marchar na esteira dos funerais que cruzam o meu caminho; e, principalmente, quando a neurastenia se apodera de mim de tal modo que preciso de todo o meu bom senso para não começar a arrancar os chapéus de todos os transeuntes que encontro na rua – percebo então que chegou a altura de voltar para o mar. Apenas temos que saber qual é o nosso mar. Tão cedo quanto possível. Até já

10 comentários:

  1. Tenho um cãozinho que foi forte e lindo, agora está velhinho e as pessoas olham para ele (com compaixão?!)chamando-me à atenção para o facto.Constrangida penso:)será isto uma miragem de humanidade ?!

    Nã :) é só a realidade :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      já que veio à baila: a realidade é fodida...ainda assim mais suportável que algumas das pessoas que sobre ela dissertam ou ajuízam com…paixão:))

      (a minha única indecisão é sobre a releitura ou não de Moby Dick)

      Eliminar
  2. O nosso mar pode inclusive ser um oceano :)"A indiferença sólida e honesta do betão" é mais suportável que a indiferença sólida e (des)honesta de alguns homens e mulheres.

    Gostei muito do texto.

    H.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      temos é que saber qual é o nosso mar, e não desperdiçar peixe:)

      agradecido:)

      (a minha única indecisão é sobre a releitura ou não de Moby Dick)

      Eliminar
  3. o até já é que tá fabuloso:)

    não é todos os dias que se ouve...e não é para qualquer um ler o Moby Dick..há quem conheça a história, mas ler...é outra coisa: isso é que é isso...fodido:)
    força aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler o moby dick :)
      é fácil e é

      F A B U L O S O

      recomendo vivamente :)

      Eliminar
    2. ei gabriel: lá estás tu...com o teu mau feitio:)

      (a minha única indecisão é sobre a releitura ou não de Moby Dick)

      Eliminar
    3. :)
      ei silvia junta-te ao clube…não tarda vamos no(bartleby): preferia não o fazer:)

      Eliminar
  4. heheheheh
    "estava escrito lá em cima " :))) é mais o meu lema :)

    ResponderEliminar